domingo, 5 de junho de 2011

Quando ela voltar a sorrir...


Como falei outro dia pra alguém, não vejo problema em admitir minha tristeza.
Sou um cara triste, e gosto disso. Gosto de guardar todas as experiências que vivi. Elas me fizeram chegar até onde estou.

Mas vejam bem... ser triste é uma coisa. Depressão é outra, completamente diferente.
Não lamento meus problemas, não lamento meus sofrimentos. Ser triste me permite olhar tudo isso com sobriedade. Tomar as decisões com calma. E principalmente, ser triste me permite valorizar muito mais aquilo que me faz feliz.

Quando as pessoas estão felizes, elas não se preocupam com o que pode acontecer pra quebrar isso. Se cultua tanto o bem estar... estar bem se torna muito mais importante do que o resto. Só se preocupam em curtir o momento, com cada vez mais intensidade.

Não que isso seja errado... e não é. Mas, é preciso lembrar, e principalmente, valorizar o fato de estar feliz. Lembrar o quão complicado foi percorrer esse caminho até a felicidade. Talvez assim, tu possa realmente contemplar teu momento por completo. Talvez dessa forma tu consiga cultivar isso por muito mais tempo.

A tristeza te faz analisar tudo ao teu redor. Pena que para alguns, ser analítico é um defeito. Parece que isso nos torna algo frio, sem vida. Mas de fato, por vezes chego a pensar que estou a margem do que acontece ao meu redor. É tão fácil ler as pessoas, entender o que elas buscam, conforta-las com as mais doces palavras, ou afagos. Tudo isso é honesto, mas há momentos em que acaba se tornando automático, e pode ter certeza... tu perceber que dar carinho se torna automático, é perturbador.

E por isso tento, ou tentamos fugir das nossas tristezas, porque inevitavelmente, elas nos tornam pessoas amargas em diversos aspectos. Cria bloqueios que acabam sendo a nossa única "proteção". E foi no meio desses pensamentos que encontrei a melhor forma de lidar com isso... admitir minha tristeza.

Valorizo demais um sorriso, e valorizo mais ainda aqueles que me fazem sorrir. Talvez tu deveria pensar nisso... não te custa nada enxergar quem és.

Sou um cara cheio dos problemas... pra falar a verdade, sou um viciado em problemas.

Traições, mentiras, lágrimas, dores... tudo isso marcaram minha vida, como provavelmente devem ter marcado a tua. Não necessariamente todas, mas com certeza tens algo em comum com essas palavras aleatórias. Escrevo por isso, porque assim como eu queria ajuda, tu deve querer também, e talvez o fato de eu estar me abrindo contigo, te faça sentir a necessidade do mesmo.

"TU" não é alguém em particular... são todos nós. Sou "eu" também. Tudo isso aqui compõe o meu "eu" mais íntimo. Ser triste não é vergonhoso. Vergonhoso é não admitir pra si... estou tentando quebrar essas barreiras. As tuas... as minhas.

A tristeza vai te fazer repensar o valor de um sorriso, e quão isso é importante pra vida. Porque pode ter certeza que a vida vai voltar a sorrir pra ti... é só tu estar com os olhos e o peito aberto pra sentir tudo isso.

E vai por mim... tu vai sentir!


namaste



Um comentário: